E-book do "Terra, barquinho azul".

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ciclone 420

Resumo do livro "TERRA - BARQUINHO AZUL"

Inexplicavelmente, o jovem Pedro desaparece. Quando finalmente retorna, conta suas aventuras e as lições recebidas durante sua breve viagem até uma cidade misteriosa, localizada no fundo do mar.
“A missão e os ensinamentos que receberá, a partir de agora, fará de você um jovem mais sapiente. Seus irmãos humanos ficarão intrigados com esses novos conhecimentos, pois eles extrapolarão o tempo e a idade”.
Estarrecido com o que vira e ouvira sobre as ações danosas dos homens contra a natureza, ele resolve ir à luta. Reúne os moradores da pequena ilha, onde passava suas férias escolares, e começa a executar sua missão.
O relato de Pedro e, sobretudo, sua censura às práticas que contribuem para a degradação dos ecossistemas, deixou muita gente descontente e irritada. Quando terminou, já tarde da noite, a caminho de casa, o rapaz foi cruelmente agredido e ficou perigosamente ferido. Aleijado, mudo, quase cego e com a saúde muito frágil, foi viver em um hospital. Com a ajuda de seus pais, amigos e de outros pacientes, ele não desiste e vai adiante. Seus projetos melhoram a rotina do hospital e atraem a atenção de todos - imprensa, escola e comunidade. Ele, então, vê seus sonhos serem realizados e encontra a força necessária para lutar por sua cura.


Aguardem...
Em breve, do mesmo autor, o lançamento do livro “Evolução Reversa”.

Mudança climática faz procura por "Nemo" mais difícil

Nemo, o peixe-palhaço, está mais perdido do que nunca, graças à mudança climática.

O aumento da acidez dos oceanos causada pelo aquecimento global está destruindo o olfato e habilidades de navegação dos pequenos peixes cor-de-laranja do famoso filme "Procurando Nemo", deixando a espécie mais perto da extinção, informou um novo relatório.

O documento, divulgado na segunda-feira (14) pela União Internacional para a Conservação da Natureza em paralelo às discussões mundiais sobre o clima em Copenhague, identificou dez espécies que serão mais afetados pelo aquecimento global.

Entre elas está o peixe-palhaço - cujo olfato é usado para encontrar caminho para o hospedeiro, a anêmona.

"A acidificação oceânica e o aumento das temperaturas estão, obviamente, destruindo os recifes de corais mas, além disso, estão afetando os sentidos olfativos (do peixe-palhaço)", disse a coautora do relatório, Wendy Foden.

"Eles são literalmente impossibilitados de encontrar seus caminhos de volta para casa", afirmou.

As dez espécies identificadas no relatório são: baleia beluga, o peixe-palhaço, a tartaruga-de-couro, o pinguim-imperador, a árvore quiver (Aloe dichotoma), a foca-anelada, o salmão, a coral chifre-de-veado, a raposa-do-ártico e o coala.

Temperaturas mais elevadas fazem com que um maior número de ovos das tartarugas-de-couro gigantes se desenvolvam em fêmeas, explicou Foden.

"Isso está causando o desenvolvimento de proporções sexuais extremamente distorcidas", alertou.

Coalas estão tendo dificuldades como nunca para encontrar o que comer, pois as condições mais quentes tornaram sua base alimentar, as folhas de eucalipto, menos nutritivas, disse ela.

"Espécies podem se adaptar mas as condições precisam se modificar de forma suficientemente lenta", explicou a pesquisadora. "Se nossos governos se comprometerem a metas firmes e em tempo hábil, se esse reunião tiver êxito aqui, poderemos desacelerar o ritmo de mudança climática e dar a essas espécies a chance de sobreviverem." (Fonte: Folha Online)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50499